terça-feira, 2 de abril de 2013

Leituras #3

Não sabia que "À primeira vista" era a continuação do livro "Quem ama acredita" que por acaso li. Só agora quando acabei de ler o livro e fazendo uma pesquisa pela internet é que acabei por descobrir. De facto já li o livro mas já foi há algum tempo e entre tantos livros que já li os nomes das personagens não me estavam a ser familiares e não os estava a associar, erro meu. Ao ler o resumo do livro consigo-me lembrar de o ter lido mas já não me lembro dos pormenores da história, apenas de um modo geral.

"Até que ponto nos conhecemos a nós próprios e àqueles que amamos?
Jeremy Marsh nunca teria imaginado que alguma vez viesse a deixar Nova Iorque, a sua família e os seus amigos para mudar-se para Boone Creek, uma pequena vila do Sul dos Estados Unidos com a qual estará familiarizado se leu o último romance de Nicholas Sparks, Quem Ama Acredita.
Mas se Jeremy aprendeu algo durante o curto espaço de tempo passado nesta localidade é que há coisas para as quais não é possível encontrar explicação. Como estar a alguns meses de se tornar pai, quando a própria ciência inviabilizava esta opção. Ou como estar a ainda menos a meses de casar com Lexie, apesar de a ter conhecido há tão pouco tempo. Para estas duas pessoas que ainda lutam para se adaptarem uma à outra, tamanhas mudanças vão constituir uma fonte de crescentes tensões, capazes de pôr à prova os sentimentos que ambos nutrem pelo outro. Quando simultaneamente Jeremy recebe uns misteriosos e-mails que sugerem que ele não conhece Lexie tão bem como deveria e que ela lhe anda a ocultar aspectos da sua vida, sente-se vacilar. Será ela aquilo que parece à primeira vista? Mas o verdadeiro desafio à fé no amor de ambos ainda está para vir…
Um livro de grande impacto emocional sobre confiança, novos começos e um amor infinito que constantemente redefine o nosso modo de encarar a vida e de ultrapassar os obstáculos que esta nos reserva."
Com tantas mudanças na sua vida, vemos Jeremy ao longo da narrativa a tentar encontrar um equilíbrio para a sua vida pessoal e profissional. 
O livro contém várias cenas emotivas e dramáticas, chegando mesmo a arrancar umas lágrimas na parte final.
Somos primeiro confrontados com um problema durante a gravidez em que a banda amniótica se podia ligar ao cordão umbilical podendo causar à criança marcas de síndrome da banda amniótica ou até mesmo provocar a sua morte; acompanhamos assim o processo de gravidez sempre com algum receio.  
Somos depois confrontados com o parto que corria muito bem, sem qualquer problema para a criança que nasce perfeita. Os problemas começam a surgir com a mãe após o parto; o fluído amniótico penetrou num vaso sanguíneo do útero provocando-lhe a morte.
Depois de todo o desenrolar da história foi com muita surpresa que vivi e sofri com este final. Parece que entramos dentro da personagem e vivemos também a angustia de se perder a mulher durante o parto, a negação e a rejeição da filha, o misto de sentimentos entre uma perda e o nascimento de um filho e depois todo o processo de adaptação a esta nova realidade.
É de leitura fácil, no entanto não foi daqueles livros que me cativou e me prendeu a ler sem perder o fôlego, apenas senti essa sensação nas últimas 50 páginas quando se aproximava a hora do parto. 




Sem comentários:

Enviar um comentário